Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Prefeitura de Teresina, através da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), realizou nesta quarta-feira (03) à tarde o lançamento do Certificado Escolar Digital (CED). Teresina se destaca como a primeira capital do Nordeste e a única cidade do Piauí a disponibilizar esse serviço online, que permite que tanto alunos quanto seus responsáveis acessem a documentação escolar de maneira virtual.
Com o CED, os estudantes têm a opção de obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e o histórico escolar completo sem a necessidade de comparecer pessoalmente à SEMEC ou à escola. Os documentos são gerados de forma instantânea e podem ser baixados em formato PDF para uso durante a matrícula no Ensino Médio, por exemplo.
O prefeito Silvio Mendes enfatiza que a Educação é uma prioridade na sua administração. “Essa é a nossa obra mais relevante. Nós falamos e agimos. A prefeitura está disponibilizando o certificado digital a todos os alunos das escolas municipais. Qual é a importância disso? Em qualquer momento e local em que o estudante se encontre, após concluir o Ensino Fundamental, ele terá acesso pelo celular a um documento que será útil ao longo de sua vida”, expressou.
Miguel Oliveira, presidente da Prodater, salienta que o órgão tem intensificado suas iniciativas para ampliar os serviços online disponíveis ao público. Ele afirma que o certificado digital se trata de mais uma ferramenta integrada à plataforma TeresinaOn da Prefeitura, a qual reúne serviços já digitalizados e outros que estão em fase de implementação.
“O certificado digital é um recurso adicional que estamos disponibilizando para tornar a vida da população mais fácil e para alinhar a Prefeitura às atuais demandas tecnológicas, permitindo que, de casa, as pessoas possam emitir um certificado, sem precisar ir à escola ou buscar uma assinatura na Secretaria Municipal de Educação”, completou Miguel.
A secretária municipal de Educação, Irene Lustosa, ressalta que essa nova funcionalidade proporcionará mais facilidade e rapidez para alunos e seus responsáveis. “Anteriormente, o processo costumava levar bastante tempo. Era necessário fazer uma solicitação na secretaria e aguardar até 30 dias. Muitas vezes, eles precisavam desses documentos para continuar seus estudos em outras instituições de Ensino Médio, o que gerava uma situação de dependência. Agora, é só clicar e imprimir; o documento está disponível imediatamente. É uma grande facilidade”, afirmou.
O serviço já está acessível na plataforma TeresinaOn, oferecendo mais comodidade, velocidade e segurança para alunos, famílias e instituições de ensino.
O evento de lançamento também contou com a presença da diretora escolar Socorro Silva e da egressa Millena Borges, representando a Escola Municipal jornalista João Emílio Falcão, situada na zona Sul de Teresina.
Para Socorro Silva, a modernização do sistema representa um grande progresso na rotina administrativa das escolas. “O certificado digital chega para transformar Teresina”, mencionou, recordando que anteriormente os pais precisavam ir até a escola, a direção encaminhava os pedidos à SEMEC, e somente depois o responsável retornava à instituição para coletar os documentos.
Na cerimônia, a ex-aluna Millena apresentou uma demonstração ao vivo para o prefeito Silvio Mendes, efetivando o download de seus documentos. Atualmente, ela está cursando o Ensino Médio. “É uma praticidade muito significativa. Sempre que eu precisar do documento, terei acesso, pois basta entrar na plataforma e emitir o certificado”, conclui.
(Foto: Lucas Dias/Semcom).