Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) instituiu, no Centro de Saúde Lineu Araújo, um serviço de fisioterapia neurofuncional destinado ao acolhimento de pacientes que enfrentam déficits funcionais provocados por condições como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e distúrbios do movimento. Essa medida busca aumentar o acesso à reabilitação especializada dentro da rede pública municipal.
A fisioterapeuta Auriane Coutinho está à frente do serviço, realizando atendimentos diários na instituição. Ela informou que a iniciativa começou em fevereiro de 2025 e, apesar do tempo reduzido de operação, já demonstra resultados encorajadores. “Estamos observando avanços significativos na recuperação dos pacientes, o que enfatiza a relevância de disponibilizar esse tipo de assistência na rede pública”, declara.
Para usufruir do serviço, os pacientes podem ser atendidos inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Se necessário, eles são encaminhados ao Lineu Araújo. Os médicos especialistas da rede municipal também têm a au-thoridade para fazer os encaminhamentos.
De acordo com a diretora-geral do Centro, Andreia Couto, essa ação simboliza um progresso na atenção integral à saúde. “A introdução da fisioterapia neurológica evidencia o compromisso da FMS com a reabilitação como um componente vital do cuidado ao paciente. Os atendimentos têm sido realizados com responsabilidade, e os pacientes têm demonstrado satisfação com os resultados”, ressalta.
Uma das pessoas atendidas é Maria de Fátima da Silva Marques, de 52 anos, que sofreu um AVC e apresenta sequelas motoras, com perda de movimentos na perna e no braço esquerdos. Desde que começou o tratamento, ela comenta sobre a melhora na mobilidade e na qualidade de vida. “Estou me sentindo muito melhor, graças a Deus. O atendimento é excelente e muito superior à clínica onde eu estava. Estou conseguindo mover melhor os braços e andar, estou progredindo com meus movimentos”, afirma.
(Foto: ASCOM/FMS).