Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Ao repercutir o êxito do programa Tô Conectado e a decisão acertada do governador Carlos Brandão (PSB), na sessão da Assembleia Legislativa ocorrida nesta terça-feira (26), o deputado Florêncio Neto (PSB) fez uma crítica contundente à postura do grupo de oposição, que busca, de qualquer forma, minimizar o efeito positivo da iniciativa na educação do Maranhão. Em outro momento, o parlamentar também respondeu a uma acusação de opositores sobre um suposto superfaturamento na aquisição de tablets que foram distribuídos aos alunos pelo governo.
O deputado, entre os vários argumentos apresentados, destacou que os dispositivos comprados pelo Maranhão possuem especificações técnicas distintas das que estão no processo de licitação referido pelo Ceará, que foi mencionado pela oposição.
Florêncio Neto enfatizou a transparência de todo o processo realizado pelo governo do Maranhão. “Esse processo foi conduzido de maneira clara e vantajosa, e já recebemos pedidos formais de adesão dos estados da Bahia e também do Ceará, que iniciou sua licitação em 2022”, afirmou.
Em um comentário adicional, a deputada Ana do Gás (PCdoB) destacou as diferenças técnicas entre os modelos constantes nos processos de Maranhão e Ceará. “Quando ele afirma que os tablets são ‘xing ling’, menospreza o esforço do governo em fornecer tecnologia de qualidade aos estudantes”, disse, referindo-se às declarações do deputado Rodrigo Lago (PCdoB).
O deputado Ricardo Arruda (MDB) salientou que o interesse de Ceará e Bahia em se adesivar à ata do Maranhão demonstra a integridade e a congruência de preços do produto. “Questionar esse processo é também pôr em dúvida a conduta dos servidores públicos que o conduziram”, afirmou.
Por sua vez, o deputado Neto Evangelista (União) considerou as críticas infundadas. “Disseram que os tablets eram idênticos aos do Ceará e mais caros, mas isso não é verdade. O Ceará, inclusive, fez um pedido de adesão à ata do Maranhão. Lamento a tentativa de desmeritar a imagem do governador com informações que não têm fundamento”, concluiu.
Em uma fala anterior, Florêncio Neto observou que a oposição age com o Tô Conectado de maneira semelhante à sua postura durante o lançamento do programa Maranhão Livre da Fome. “Eu vi o programa Maranhão Livre da Fome sendo criticado nesta Assembleia, e gradualmente se começa a perceber a relevância desse programa, quando surgem vídeos de diversas partes do Maranhão mostrando famílias beneficiadas comprando cestas básicas. Hoje, vejo críticas se acumulando contra o Tô Conectado. Mas, a política educacional é planejada para o longo prazo”, comentou.
O deputado também enfatizou os benefícios que surgirão com a execução do programa. “Conectar quase 250 mil estudantes é mostrar a eles que, a partir deste momento, seus sonhos podem se tornar realidade”, ressaltou.