Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Eleições 2026: entenda as principais datas e regras a menos de um ano da votação - Blog do Irmão Francisco


No comando: THE GOSPEL VIBE

Das 07:00 às

No comando: MELODIA DA ALMA

Das 08:00 às

No comando: LOUVOR ARRETADO

Das 09:00 às

No comando: Irmão_Cast

Das 12:00 às 13:00

No comando: CONEXÃO CELESTIAL

Das 14:00 às

No comando: PONTO FINAL

Das 18:00 às 19:00

No comando: ENTRE HINOS E LOUVORES

Das 19:00 às

Eleições 2026: entenda as principais datas e regras a menos de um ano da votação

No dia 4 de outubro de 2026, os brasileiros irão às urnas para escolher o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Caso seja necessário, o segundo turno das eleições será realizado em 25 de outubro. Uma novidade do pleito é a mudança nas datas de posse dos eleitos.

A partir de 2027, o presidente da República tomará posse em 5 de janeiro, enquanto os governadores assumirão no dia 6 de janeiro. A mudança foi feita para ampliar o período de transição entre os governos e facilitar a organização administrativa.

Eleitores que precisam tirar o título pela primeira vez ou regularizar a situação eleitoral têm até o dia 6 de maio de 2026 para fazer o procedimento. O serviço pode ser realizado de forma online, por meio dos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Pessoas que ocupam cargos públicos ou funções ligadas ao poder público e desejam disputar as eleições devem se afastar das atividades dentro dos prazos legais, que variam de três a seis meses antes da votação, conforme o cargo exercido.

Entre março e abril de 2026, ocorre a janela partidária, período em que deputados podem trocar de partido sem perder o mandato. Já as convenções partidárias, quando os partidos escolhem seus candidatos, serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto, com registro das candidaturas até 15 de agosto e início da propaganda eleitoral em 16 de agosto.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já iniciou a fiscalização das urnas eletrônicas e reforça que as regras da eleição não podem mais ser alteradas a menos de um ano da votação. Também seguem válidas as exigências de destinação mínima de recursos para candidaturas de mulheres e pessoas negras, além das regras da cláusula de desempenho dos partidos.

Deixe seu comentário: