
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O INSS começou a exigir biometria nesta sexta-feira (21) para novos pedidos de benefícios. Para solicitar aposentadoria, pensão ou qualquer outro benefício, o cidadão deve ter biometria registrada na Carteira de Identidade Nacional (CIN), na CNH ou no Título de Eleitor.
A mudança não afeta quem já recebe benefícios. Segundo o INSS, não haverá bloqueios, e qualquer necessidade de atualização será informada com antecedência.
Ficam dispensados da biometria: pessoas acima de 80 anos, cidadãos com dificuldade de locomoção comprovada, moradores de áreas de difícil acesso, migrantes refugiados, apátridas e brasileiros que vivem no exterior.
Até 30 de abril de 2026, também estão isentos: quem solicitar salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária e pensão por morte.
A partir de maio de 2026, quem não tiver biometria nos documentos aceitos deverá emitir a nova CIN. Já em 2028, somente a carteira de identidade será válida para comprovação biométrica no INSS.
Para benefícios sociais como Bolsa Família, seguro-desemprego e abono salarial, a exigência de biometria passa a valer apenas em maio de 2026.