Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17), o regime de urgência para o projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023. Com a decisão, a proposta segue direto para votação no plenário, sem a necessidade de análise prévia pelas comissões da Casa.
O requerimento foi aprovado por 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções. Apesar do avanço, ainda não há definição sobre o texto que será levado a plenário, nem se a eventual anistia incluirá o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entre os deputados federais do Maranhão, nove votaram a favor da urgência: Allan Garcês (PP), Aluisio Mendes (Republicanos), Detinha (PL), Josimar de Maranhãozinho (PL), Pedro Lucas Fernandes (União), Josivaldo JP (PSD), Júnior Lourenço (PL), Marreca Filho (PRD) e Pastor Gil (PL).
Sete parlamentares maranhenses votaram contra: Duarte Júnior (PSB), Márcio Jerry (PCdoB), Juscelino Filho (União), Amanda Gentil (PP), Fábio Macedo (Podemos), Hildo Rocha (MDB) e Rubens Júnior (PT). Já Cleber Verde (MDB) se absteve, enquanto Márcio Honaiser (PDT) não registrou presença.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve indicar nos próximos dias o relator da matéria. O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) é o nome mais cotado. A expectativa é de que o projeto seja apreciado pelo plenário no início de outubro.