Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A cidade de Timon sediou, nesta quinta-feira (11), a 15ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Realizado no Ginásio Francisco Carlos Jansen, o encontro teve como tema central “Desafios para o fortalecimento do SUS no município de Timon: Fortalecer o SUS é defender a vida” e reuniu representantes da população, trabalhadores da saúde, sindicatos e entidades de classe.
Durante a abertura, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kamila Santana, destacou a importância do evento como instrumento de construção coletiva. “A Conferência é um momento democrático que envolve todos os segmentos. Vamos em busca de um Sistema Único de Saúde mais forte, sempre pautado na qualidade e na universalidade”, afirmou.
Para Alberina Silva, agente comunitária de saúde desde 1992 e presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, a conferência é também um espaço de avaliação e projeção. “É a oportunidade de analisar os avanços obtidos desde a última edição e, ao mesmo tempo, traçar novos caminhos para melhorar a saúde pública”, avaliou.
A programação contemplou discussões sobre o Plano Plurianual de Saúde e a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2025/2027. Também foram debatidos quatro eixos temáticos:
O papel da atenção primária como coordenadora do cuidado e ordenadora das Redes de Atenção à Saúde;
A organização da atenção especializada e sua integração com a atenção primária;
O fortalecimento do controle social e da participação popular no SUS;
O aprimoramento da vigilância em saúde como estratégia de prevenção e promoção da qualidade de vida.
O encontro consolidou-se como um espaço de diálogo e construção de propostas voltadas ao fortalecimento do SUS em Timon. As deliberações aprovadas durante a conferência serão incorporadas ao planejamento municipal, servindo como base para políticas públicas que assegurem o direito à saúde e a consolidação do sistema como patrimônio dos brasileiros.
(Fotos: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM)).