Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O mercado financeiro reagiu à determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impediu restrições “originadas por ações unilaterais estrangeiras” sobre empresas ou instituições que operam no Brasil. Para os investidores, essa decisão tem potencial de suspender os efeitos da Lei Magnitsky, que foi imposta pelas autoridades americanas ao ministro Alexandre de Moraes.
Na terça-feira (19), o Ibovespa, o principal índice da bolsa brasileira, fechou com uma queda de 2,10%, ficando em 134.432 pontos. Por outro lado, o dólar registrou alta de 1,19%, sendo cotado a R$ 5,4993.
Pedro Moreira, sócio da One Investimentos, destaca que, diante do impasse entre Brasil e EUA, os investidores estão buscando “proteção” e deslocando seus investimentos do setor bancário para o dólar.
“A valorização do dólar, que também teve um aumento ontem, reflete essa atitude de cautela. Os investidores costumam se refugiar em ativos tidos como mais seguros, como o dólar e o ouro.”
Entre as quedas registradas estão: Banco do Brasil (BBAS3): -5,79%; Bradesco (BBDC4): -3,79%; BTG (BPAC11): -4,04%; Itaú (ITUB4): -3,97% e Santander (SANB11): -4,88%.
Informações coletadas por Einar Rivero, da Elos Ayta Consultoria, indicam que, no total, as cinco instituições mencionadas perderam R$ 41,98 bilhões em valor de mercado na terça-feira.