Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Pix por aproximação começou a operar - Blog do Irmão Francisco


No comando: THE GOSPEL VIBE

Das 07:00 às

No comando: MELODIA DA ALMA

Das 08:00 às

No comando: LOUVOR ARRETADO

Das 09:00 às

No comando: Irmão_Cast

Das 12:00 às 13:00

No comando: CONEXÃO CELESTIAL

Das 14:00 às

No comando: PONTO FINAL

Das 18:00 às 19:00

No comando: ENTRE HINOS E LOUVORES

Das 19:00 às

Pix por aproximação começou a operar

Modalidade traz mais comodidade e agilidade para o cliente. O valor limite por transação é de R$ 500, sem limite diário.

O Pix por aproximação começou a ser disponibilizado por instituições financeiras nesta sexta-feira, 28 de fevereiro. Essa inovação proporciona maior conveniência e rapidez para os usuários do sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central (BC).

As principais instituições financeiras e de pagamento devem permitir que seus clientes conectem suas contas em carteiras digitais que oferecem a opção de realizar pagamentos via Pix. Nesse modelo de operação, as carteiras digitais devem funcionar como iniciadoras de transações de pagamento autorizadas pelo BC.

Uma vez que a conta esteja vinculada a uma carteira, para efetuar pagamentos, o cliente apenas precisa solicitar o pagamento com Pix, aproximar seu celular do dispositivo do recebedor (como uma maquininha), verificar os dados da transação na tela do celular e confirmar.

É importante que o smartphone do cliente possua tecnologia de comunicação por proximidade (NFC) para realizar o Pix por aproximação e que o dispositivo do recebedor esteja preparado para esse tipo de transação. Além disso, para permitir a comunicação entre as instituições, o cliente deve estar conectado à internet.

CONSUMIDORES — Para os clientes, a oferta do Pix por aproximação pelas instituições iniciadoras de pagamento (carteiras digitais) é opcional. Todas as instituições financeiras e de pagamento já autorizadas pelo BC têm a possibilidade de oferecer o serviço de iniciação de pagamento e, consequentemente, disponibilizar a funcionalidade, caso desejem. Para verificar se sua carteira digital já possui essa opção, acesse o aplicativo e confira se a função está disponível.

EMPREENDEDORES — Para os comerciantes, a aceitação do Pix por aproximação pelas maquininhas também é opcional, pois é necessário habilitar o equipamento para essa nova funcionalidade. Algumas marcas de maquininhas já adaptaram a maioria dos modelos disponíveis no mercado, enquanto outras ainda estão em processo de adequação.

LIMITE — Os pagamentos através do Pix por aproximação utilizando uma carteira digital estão inicialmente limitados a R$ 500 por operação. Não há limite diário, mas o cliente pode ajustá-lo junto ao seu banco. Além disso, ficarão respeitados os limites do Pix estabelecidos pela instituição onde a conta do cliente está registrada, e não haverá cobrança para o pagador.

COMO PAGAR — Na prática, o processo para realizar um Pix por aproximação será o seguinte:
– A maquininha exibe o QR Code e envia os dados do pagamento via NFC.
– O pagador aproxima o celular da maquininha e confere as informações do pagamento que aparecem na tela (o celular deve ser posicionado no mesmo local onde se aproximaria o cartão).
– Em seguida, a pessoa confirma os dados e autoriza a transação usando o método de desbloqueio do seu celular (senha, biometria ou reconhecimento facial).

BANCOS — Além da opção de pagamento via Pix por proximidade através de carteiras digitais, certos bancos já iniciaram a implementação dessa nova funcionalidade em suas plataformas. A disponibilização desse serviço nos aplicativos das instituições financeiras é opcional. Para descobrir se seu banco oferece essa alternativa, confira no aplicativo ou entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente de sua instituição.

Deixe seu comentário: